Efeitos da Chuva na Água da Piscina

3 min de leitura

A chuva, naturalmente, é mais ácida que a água comum, uma vez que entra em contato com os óxidos e outras matérias orgânicas presentes no ar. No entanto, ao longo dos tempos, a acidez da chuva foi aumentando, devido a um alto grau de industrialização nas cidades, desmatamentos e aquecimento global. Pode soar loucura, mas esses pontos tem uma influência significativa no que diz respeito a chuva. Eles afetam direta e negativamente a saúde da água. Podemos observar, por exemplo, monumentos antigos com estragos em sua estrutura. Eles podem ser uma das consequências da chuva ácida. Para a saúde da água da piscina não é diferente: a chuva, mesmo essa não sendo considerada ácida em sua região, pode causar alguns problemas na piscina.

ALTERAÇÃO NO PH E ALCALINIDADE

Como já foi ressaltado algumas vezes aqui no blog que o pH adequado para a água da piscina é de 7,2 a 7,6 e o pH da chuva, em condições normais, é em torno de 5,6. Por isso, é importante manter o cuidado com o pH da água, reduzindo-o ou elevando-o se necessário. Além disso, sabe-se que o nível correto da alcalinidade contribui para um pH adequado, portanto, quando esse parâmetro está desajustado, a água pode ter uma tonalidade turva, nos levando ao outro problema sério: as algas.

PROLIFERAÇÃO DAS ALGAS

As algas se proliferam muito mais facilmente em uma água com os parâmetros desequilibrados, uma vez que um lugar cheio de matéria orgânica acumulada, enriquecida de nutrientes, induz o crescimento excessivo de plantas aquáticas. Ou seja, quanto pior está a saúde da água, mais propício será para a reprodução das algas. Mas não se preocupe, para esses casos extremos existe o tratamento de choque, que acaba matando todos os micro organismos presentes na água de um jeito muito eficaz! Do mais, cuide semanalmente da água da piscina para evitar esse tipo de complicação.

SOLUÇÕES

Uma das soluções mais eficazes encontrada para esse tipo de questão seria a utilização da capa térmica. Seu material, além de proteger de sujeiras e outros materiais orgânicos trazidos pela chuva, mantém a temperatura da piscina e a duração dos produtos químicos contidos nela. Aqui, na Bluepool piscinas você encontra a capa térmica da marca ATCO, uma das mais eficientes do mercado! Para quem não quer ou não tem condições para adquirir uma capa térmica, uma boa rotina de tratamento da água já ajuda e muito nos problemas ocasionados pela chuva!

Facebook // Instagram