Causas e soluções da água turva

2 min de leitura

Um dos problemas mais frequentes enfrentados por aqueles que têm piscina em casa ou cuidam de alguma é a água turva. Existem diversos motivos que acarretam essa condição, mas, a seguir, iremos apresentar os mais comuns e suas respectivas soluções.

Como já ressaltado anteriormente aqui no nosso blog, o cloro é o principal produto no que diz respeito ao tratamento de piscinas, uma vez que possui propriedades que eliminam micro organismos e outros detrito. Então, quando a água da piscina se encontra turva, pode-se dizer que, muito provavelmente, seu nível de cloro está baixo. Para que isso não aconteça, é importante manter esse nível de 1 a 3ppm, de modo que ele seja capaz de matar todas as bactérias presentes na água, evitando diversos problemas, dentre eles, a água turva.

Embora o índice baixo de cloro seja um grande causador da água turva, não é o único. Outro motivo que leva a essa condição é a química (isto é, os parâmetros da água, como pH e alcalinidade) desequilibrada da água. Este fator, mesmo que não seja a causa direta do embranquecimento da água, afeta diretamente na eficácia do cloro, o que resulta no mesmo problema.

Além disso, é preciso atentar-se com as sujeiras e resíduos externos, como por exemplo folhas, insetos, poeira e, até mesmo, cremes hidratantes, óleos e protetores usados no corpo que entram em contato com a água. Para isso, é necessário o tratamento após o uso da piscina e também vale considerar a possibilidade de aderir uma capa térmica, que, além de conservar a temperatura da água, protegerá a água desses detritos externos.

Portanto, o essencial para evitar essa condição é o cuidado e tratamento contínuo da água da piscina!

Instagram // Facebook