Como medir corretamente o pH da água

3 min de leitura

Manter os parâmetros da água adequados tem uma importância extrema no que diz respeito a saúde da piscina. Isso porque, além de contribuírem para não prejudicar a nossa saúde, eles ajudam a deixar a água limpa. Existem diversos tipos de parâmetros: temperatura, alcalinidade, quantidade de cloreto, nitrogênio e mais alguns elementos químicos presentes na água e outros. No entanto, um dos parâmetros mais conhecidos entre todos e um dos mais essenciais, é o potencial hidrogeniônico (pH), um importante fator para garantir a qualidade da água e proporcionar mais durabilidade à piscina. E é dele que vamos tratar hoje!

Primeiramente, deve-se dizer que manter o pH da água da piscina estável é essencial. Isso porque, quando se analisa a escala de pH, observa-se que quando ele está abaixo de 7, a água está ácida, acima de 7 ela está básica e quando se indica apenas 7, é porque ela está neutra. Como o pH da nossa lágrima fica entre 7,2 e 7,6, o indicado é que o pH da água da piscina esteja nesse nível, uma vez que, assim, não causará irritações nos olhos. Então tente sempre manter o parâmetro nesse nível, por questões tanto estéticas da piscina, como de saúde física e da água!

COMO MEDIR E CORRIGIR O PH

Para saber se o pH da água está adequado, você irá precisar de um estojo de testes ou uma caixinha de fita testes. Usando o estojo, encha o medidor com água e adicione 5 gotas do reagente vermelho que já vem no kit. Após feito isso, mexa o estojo, deixando tudo bem misturado, observe as cores apresentadas pelo medidor e compare-as com a escala do estojo. Caso você prefira usar a fita teste, o processo é bem parecido: mergulhe-a na água da piscina e espere 15 segundos para poder confrontar as cores com as da própria embalagem do produto.

Embora normalmente dê para notar alguns sinais de quando o pH está com algum problema, uma vez que a água fica mais turva, com uma aparência suja, é preciso fazer essa medição corretamente para ter certeza. Para corrigi-lo é fácil, use um elevador/redutor de pH de acordo com a necessidade da água. Agora que você já sabe identificar quando o pH está inadequado e, assim, corrigi-lo, tente medir os parâmetros e tratar a piscina com frequência, para evitar problemas na piscina que podem ser causados pelo alto ou baixo pH. Conte com os produtos e ajuda da nossa empresa para realizar todo esse processo!

Instagram // Facebook