Por que o cloro é o produto mais importante no tratamento

3 min de leitura

O cloro possui propriedades importantes que têm a capacidade de potabilizar, oxidar, branquear e desinfetar a água e, por isso, quando o assunto é tratamento de piscina, ele é um produto que não pode faltar. É claro que o essencial para um cuidado completo é ter todos os materiais em mão, no entanto, vale ressaltar que o cloro é aquele produto químico imprescindível! Principalmente pela sua função de eliminar algas, bactérias e outros micro organismos, o cloro é conhecido pela maioria das pessoas. Mas você sabe como usá-lo corretamente na piscina?

TIPOS DE CLORO

Existem diferentes tipos de cloro (inserir link da publicação do insta) para tratamento de piscinas disponíveis no mercado e, embora tenham a mesma função, eles variam de acordo com a sua composição química. Por exemplo, o cloro orgânico, por ter uma reação mais lenta com a matéria, possibilita uma maior proteção e resiste melhor aos raios solares, então, é indicado para piscinas ao ar livre, diferentemente do inorgânico (também conhecido como hipoclorito de cálcio), que tem uma resistência menor ao sol, e assim os tipos de cloro variam. É interessante escolher um cloro que atenderá as necessidades da sua piscina para alcançar os resultados desejados. Veja a seguir alguns tipos de cloro disponíveis no mercado:

  • Granulado É um dos tipos mais usados no tratamento, já que seu teor de cloro ativo é maior (65%). Por isso, seu preço pode ser um pouco mais alto, se comparado com os outros tipos. Além disso, é necessário dissolvê-lo antes de aplicar na água.

  • Líquido É um produto de fácil dissolução, mas sua concentração de cloro ativo é baixa, além de, normalmente, ser comercializado em grandes embalagens, o que dificulta seu manuseio.

  • Pó Seu funcionamento é similar com ao do cloro granulado, ou seja, também é necessário dissolvê-lo antes de usá-lo, o que muda é sua textura.

  • Tablete Esse tipo de cloro é utilizado como flutuador e, por isso, traz a vantagem de deixar sua piscina clorada a todo momento!

COMO USAR O CLORO NO TRATAMENTO DE PISCINA

Caso seu interesse seja um tratamento rotineiro, não é necessário colocar muito cloro, apenas 4 gramas/metro cúbico é o suficiente, mas se sua piscina está precisando de uma manutenção mais intensa, é necessário realizar o processo de supercloração, isto é, adicionar uma quantidade maior do que a comum de cloro (15 gramas/metro cúbico), para eliminar as algas e outros micro organismos presentes na água. Lembre-se de não utilizar a piscina até o nível de cloro estar entre 1 e 3 ppm.

Aqui, na Blue Pool, você encontra diversas linhas de cloro disponíveis no mercado e podemos te ajudar a escolher a melhor alternativa para sua piscina!