Guia para um tratamento completo de piscinas

4 min de leitura

Existem diversos tipos de tratamentos para a água da sua piscina. Eles dependem do que sua água está precisando, por exemplo, se for apenas um cuidado rotineiro, uma peneira, um cloro e alguns minutos do seu dia serão necessários. No entanto, muitas vezes, sua piscina precisa de uma intervenção mais intensa devido a diversos fatores que acarretam no dano da água, como o longo período de tempo sem tratamento, o que pode levar mais de alguns minutos do dia para reverter a situação.

Por mais complicado que pareça, tratar a água de sua piscina é algo simples e pode ser muito prazeroso! A partir do momento que deixamos de encarar este cuidado como algo difícil e ruim, o processo torna-se muito mais agradável.

Primeiramente, certifique-se de que você tenha em mãos todos os materiais e produtos necessários para o tratamento que irá realizar. Confira as dicas:

1. FILTRAGEM

Uma das principais etapas no tratamento da água é a filtragem. Atente-se às dicas!

Antes de dar início ao passo a passo da limpeza e tratamento da piscina, é necessário iniciar o processo de filtragem da água, uma vez que a bomba retém as partículas que desequilibram os parâmetros da água e interferem na sua qualidade. O recomendado é que se faça a filtragem da água durante o dia, de preferência todos os dias, de 4 a 8 horas continuamente. O tempo ideal depende da vazão/potência da bomba.

2. LIMPEZA EXTERNA

É de extrema importância iniciar processo (propriamente dito) de cuidado com a piscina realizando a limpeza da área de lazer que a envolve. Isso inclui o deck, as pedras e todo seu entorno, uma vez que nele contém sujeiras visíveis e invisíveis que podem prejudicar a saúde da água e dificultar o tratamento da sua piscina.

limpeza externa

3. LIMPEZA DAS BORDAS

Em seguida, um passo essencial no cuidado com a água é limpar as bordas. Isso porque, nelas ficam muitas sujeiras externas, como folhas e poeira, que muitas vezes nem se percebe que estão lá, mas fazem toda diferença na qualidade da água. Por isso, aplique um limpa bordas de sua preferência com uma esponja e enxágue usando a água da própria piscina.

bordas (2)

4. LIMPEZA COM A PENEIRA

A tarefa da peneira em sua piscina é muito simples, mas faz a diferença na hora de dar aquele mergulho! (...)

Uma das etapas mais simples e conhecida por todos é a limpeza com a peneira. Ela consiste em retirar todas as sujeiras da superfície da água, deixando a piscina livre de impurezas superficiais que interferem na qualidade da água.

shutterstock_242808136

5. ASPIRAÇÃO

Assim como a filtragem, a aspirac?a?o e? uma etapa essencial no processo de tratamento da piscina (...)

Depois de ter limpado as bordas, aspire a água para remover todas as impurezas sólidas contidas nela. Lembre-se de realizar esse processo pelo menos 1 vez por semana, para que não se crie um acúmulo de resíduos no fundo da piscina.

aspiracao 2

6. APLICAÇÃO DO ALGICIDA

Em seguida, para evitar algas e, por consequência, o esverdeamento da água, aplique o algicida de manutenção de sua preferência. Caso sua água já esteja infestada, aplique o algicida de choque.

piscina verde

7. MEDIÇÃO/CORREÇÃO DOS PARÂMETROS

Você sabe qual equipamento não pode faltar em sua casa para ter os devidos cuidados com a piscina? (...)

É importante medir os parâmetros da piscina semanalmente para checar se está tudo em ordem. Para isso, use a fita teste para medir a alcalinidade e o pH da água. Caso as cores não estejam de acordo com as da embalagem, corrija-as utilizando o elevador ou redutor de alcalinidade e pH.

medicao ph

8. APLICAÇÃO DO CLORO

Você conhece os erros mais comuns ao aplicar cloro na piscina?

Após concluídos todos os passos, aplique o cloro em variados pontos da piscina para espalhá-lo bem. Lembre-se de que o teor ideal do cloro é entre 1 e 3 ppm, então caso esteja baixo, dilua-o em um recipiente com água.

cloro ns piscina

Viu como não é algo difícil? Para manter sua piscina bonita e saudável, é preciso tempo, esforço e cuidado. Que tal aproveitar esse tempo livre que a quarentena nos proporcionou para cuidar da piscina?

Para mais informações, entre em contato no (43) 3337-0363 ou (43) 9 9936-0594

Facebook // Instagram